segunda-feira, 8 de agosto de 2016

ESCOLA OSVALDO ARANHA REALIZA PROJETO COLABORATIVO BRASIL E URUGUAI DESDE 2011.


Atravessar fronteira nem sempre é possível, mas com o apoio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) fica mais fácil. Essa estratégia pedagógica apoiada na tecnologia tem o objetivo de proporcionar ao aluno momentos de reflexão, desacomodação e relação com no novo. O Projeto Colaborativo Brasil e Uruguai acontece desde 2011 entre a Escola Estadual Osvaldo Aranha de Ijuí (RS) e a Escola República Del Paraguay, número 94, de Rivera, Uruguai. Neste ano, 2016 o tema abordado é: “Diversidade Cultural em Prosa e Verso.


Meninos e Meninas dos dois países trabalham juntos e compartilham conhecimentos que enriquecem suas aprendizagens e suas vidas. Essa comunicação acontece em um espaço virtual, na escola Osvaldo Aranha uma projeção na tela mostra a escola uruguaia, para que todos possam assistir, Professores e alunos se dirigem ao computador com web para fazer ou responder perguntas. Na primeira rodada de perguntas, os alunos se apresentam, contam sobre a escola e depois debatem sobre assuntos que pautaram e pesquisaram em sala de aula. Na sequencia do trabalho as produções de sala de aula, como releituras, dramatizações, construção de poesias etc... são socializadas pelas duas escolas no Blog do projeto. A cada ano uma turma de cada escola participa do projeto: 7º ano ou 6º ano de ambas as escolas, intercalando a cada ano. Neste ano de 2016, uma novidade foi que antes de iniciar as interações online, houve troca de cartinhas enviadas pelo correio, e o destaque da primeira videoconferência foi a curiosidade para conhecer o amigo/colega que escreveu a carta que cada um recebeu. O intercâmbio cultural é uma vivência educacional muito interessante, o contato direto com outra língua, outros hábitos e costumes instiga a curiosidade, o interesse por conhecer rompendo paradigmas e ultrapassando fronteiras em busca de novos conhecimentos.


Em virtude da grandiosidade deste projeto, a Escola Osvaldo Aranha foi selecionada para apresentar seu trabalho na EXPO APRENDE CEIBAL, em Montevidéu no Uruguai por duas vezes, nos anos de Em 2012 e 2013. Essa feira é de âmbito internacional e reúne pessoas do mundo todo a partilhar, aprender e discutir a incorporação da tecnologia no desenvolvimento educacional e social. Para conhecer mais visite o blog: http://unindofronteiras.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário