segunda-feira, 27 de julho de 2015

Escola Estadual Nossa Senhora da Penha realiza Mostra Pedagógica


Durante o primeiro semestre do ano letivo, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Penha desenvolveu o projeto “Meio Ambiente: é meu? É seu? É nosso!”, através do qual buscou reunir educandos, educadores e comunidade escolar num objetivo comum: tornar o ambiente em que estão inseridos mais agradável e convidativo. Além disso, atividades desenvolvidas tinham como objetivo explorar a importância do cuidado com o meio ambiente e a conscientização de crianças, adolescentes e adultos de que todos somos sujeitos responsáveis por cuidar e preservar os espaços em que estamos inseridos.
Partindo da ideia de que a aprendizagem acontece quando os sujeitos se apropriam dos conhecimentos que lhes são interessantes e significativos, o grupo de educadores da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais trabalhou na perspectiva do educando como protagonista da construção de conhecimentos, partindo dos interesses e curiosidades que surgiam nas falas diárias em sala de aula.
Trilha ecológica, gincana envolvendo atividades relacionadas à questão ambiental, filmes, músicas, literaturas, pesquisas, visitas a mostras, observação dos espaços próximos a escola, foram algumas das atividades desenvolvidas pelos educandos e educadores.
A culminância do primeiro semestre aconteceu no dia 18 de julho, através da 1ª Mostra Pedagógica, desenvolvida na escola. Na oportunidade, famílias, comunidade escolar e convidados, como representantes da 36ª CRE, tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com o trabalho realizado pelas turmas. Na oportunidade a turmas da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais, através das diferentes linguagens, expuseram as aprendizagens construídas ao longo dos meses que antecederam a mostra. Crianças e adolescentes, acompanhados de seus educadores proporcionaram aos visitantes uma tarde de interação e conhecimentos.
  Segundo a direção e coordenação pedagógica, são momentos como este que possibilitam aos educandos desenvolverem aspectos relacionados à linguagem, a exposição dos conhecimentos construídos, a troca de conhecimentos. Isso é fundamental para a constituição de um indivíduo capaz de agir em sociedade e nos grupos dos quais faz parte.




          

Nenhum comentário:

Postar um comentário