terça-feira, 28 de abril de 2015

Educação Infantil e Anos Iniciais da Escola Estadual Nossa Senhora da Penha vivenciam atividades relacionadas ao meio ambiente.

   Partindo da ideia de que a sensibilização dos sujeitos é um dos principais meios de conquistarmos um ambiente mais saudável para vivermos, as educadoras da Escola Estadual Nossa Senhora da Penha, juntamente com a coordenadora pedagógica Sidônia Dal Molin de Moraes, vem desenvolvendo neste ano o projeto “Meio ambiente: é meu? É seu? É nosso!”, que tem por objetivo realizar atividades que contribuam para a constituição de sujeitos capazes de preservar o ambiente em que vivem.
   O projeto, pensado e organizado pelas educadoras da escola juntamente com os alunos, vem acontecendo desde o início do ano letivo, procurando envolver toda a comunidade escolar, na busca de construir um ambiente mais limpo e agradável para conviver. Todos os educandos e educadores estão envolvidos neste trabalho, desde a Educação Infantil até os anos finais do ensino fundamental. As atividades acontecem de maneira coletiva e também direcionadas para cada turma, de acordo com os interesses que surgem.
   Nas turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais atividades coletivas vêm sendo um dos aspectos que merecem destaque. Ao iniciar o ano letivo, o grupo de professores explorou questões voltadas para o cuidado e respeito para com aqueles que fazem parte do ambiente. A descoberta da Joaninha foi a literatura utilizada para destacar a importância de cuidar e ser cuidado, de ajudar e ser feliz. O baú dos tesouros, no qual as crianças socializaram momentos importantes de suas vidas, foi uma das atividades realizadas a partir da literatura.

   No mês de abril as turmas participaram de uma trilha ecológica, localizada na Faculdade Teológica Congregacional. Foi uma tarde intensa, na qual as crianças tiveram a oportunidade de entrar em contato com a natureza, observando vários aspectos da mesma. Sentir o cheiro de terra, caminhar entre a mata, perceber pequenos animais existentes no local, vencer os obstáculos no lugar, foram algumas das falas das crianças que mais se destacaram ao fim do passeio.

  Segundo a coordenadora pedagógica Sidônia de Moraes “é nas atividades vivenciadas que as crianças constroem aprendizagens significativas. São momentos como este que proporcionam a muitos dos nossos alunos contato com a natureza, o que não acontece cotidianamente. Aprendizagens que acontecem através de experiências são as que mais desenvolvem o raciocínio, a curiosidade e a constituição de um sujeito consciente da necessidade de preservar o ambiente em que vivemos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário